Programa BRAGECRIM: Projeto LogGlobal – Improving Global Supply Chains
O programa BRAGECRIM, Brazilian-German Collaborative Research Initiative on Manufacturing Technology, foi criado para apoiar projetos conjuntos de pesquisa entre grupos brasileiros e alemães no âmbito da Iniciativa Brasil-Alemanha para Pesquisa Colaborativa em Tecnologia de Manufatura. No Brasil, a entidade responsável pelo programa é a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), com o apoio e co-financiamento do CNPq. Já na Alemanha, a entidade responsável pelo programa é o Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG).
No contexto desse programa o projeto LogGlobal objetiva investigar e aprimorar as interfaces informacionais entre processos distribuídos de manufatura e sistemas logísticos ao longo de cadeias de suprimentos globais (Global Supply Chains). No Brasil, o projeto LogGlobal é coordenado pela Professora Mônica Maria Mendes Luna (UFSC) e conta com a participação de outros professores da UFSC, Univali e Unicamp . Na Alemanha, a coordenação do projeto está sob a responsabilidade do Prof. Bernd Scholz-Reiter, do BIBA – Bremer Institut für Produktion und Logistik GmbH, Universidade de Bremen.
O projeto iniciou em 2009, sob a coordenação do Prof. Antônio Galvão N. Novaes (UFSC) tendo sido renovado, em 2011, por mais dois anos. Prevendo missões de trabalho, tanto na Alemanha quanto no Brasil, o projeto permite que pesquisadores brasileiros envolvidos realizem Doutorado-Sanduíche e Pós-Doutorado na Alemanha. Em missões de trabalho, temos recebido vários pesquisadores alemães que têm a oportunidade de conhecer um pouco do que vem sendo desenvolvido no país. A interação entre os grupos de pesquisa permite uma saudável troca de competências e experiências e tem contribuído para o desenvolvimento dos professores, alunos e pesquisadores envolvidos.